Cobrança abusiva: como reconhecer e o que fazer

Você está sendo cobrado de forma insistente, com ligações diárias ou ameaças? Isso é considerado prática abusiva e é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Empresas de cobrança devem agir com respeito e não podem:

  • Ligar em horários inconvenientes,
  • Entrar em contato com familiares ou vizinhos,
  • Fazer ameaças ou expor o consumidor ao ridículo.

O consumidor pode registrar reclamação nos órgãos de defesa, como o Procon, e até ingressar com ação por danos morais, se houver excessos.

Cobrança justa é direito da empresa, mas ela deve respeitar os limites da lei e da dignidade do consumidor.

lawho010
Com a Reforma da Previdência (EC 103/2019), muitos...
testimonial-6
Você está sendo cobrado de forma insistente, com ligações...
lawhome08
Receber uma cobrança por algo que você não deve é uma...
lawhome013
Muita gente tem dúvidas sobre o que são antecedentes...
lawho08
Muita gente não sabe, mas o Código de Defesa do Consumidor...
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?